André Monteiro
Consultor de Moda e Imagem
Fashion and Image Consultant

55 11 7678 7380 monteiroal@hotmail.com

 
     
 
  Biografia biography
Favoritos favorites
 Closet on line
 Style
 The Sartorialist
 Uol Moda
 Quando estou afim por Michelle Harue
 Espaço Cool


 
   
     
  Amizade verdadeira - 'Mary e Max'

 

 

Na última quinta-feira fui assistir a um filme que está em cartaz e que também faz parte do Anima Mundi: ‘Mary e Max – uma amizade diferente’ (Mary and Max) uma animação australiana sobre a amizade entre uma menininha australiana de 8 anos e um solitário judeu de 44 anos que vive em Nova York.

O filme é de uma crueza ao mesmo tempo que sensibiliza e questiona a ‘realidade virtual’ que vivemos. No passado os pen-friends(pessoas que trocavam cartas e que residiam em diferentes partes do mundo) eram os atuais membros de nossa incansáveis e efervecentes redes sociais.

Nunca se encontram mas trocam receitas, impressões, e tem questionamentos às vezes instigantes mas nem sempre convenientes. Algumas perguntas da menina Mary provocam em Max grande ansiedade causada por sua incapacidade de lidar com o novo, seja na forma de um relacionamento de amizade seja na constatação da virgindade aos 44. O chocolate em todas as suas formas sela um pacto de cumplicidade entre os dois. Fotos, comidas e toda as formas de ‘objetos pessoais’ também fazem parte desta relação virtual mas que muda os rumos de suas vidas.

Me emocionei muito com o filme que utiliza uma técnica muito interessante, com massinhas animadas, muito expressivas. A animaçao mexe muito com nossos paradigmas em relação às amizades: elas podem ser atemporais e não passam necessariamente por canais geradores de preconceito como a diferença de idade ou de dificuldade como a distância física. Mas nada supera a relação real entre duas pessoas que se conhecem, se identificam e querem compartilhar da energia insubstituível que se estabelece entre dois amigos verdadeiros.



 

 




Escrito por - written by André Monteiro às 19h14
[] [envie esta matéria send this article] []



 

Arquivos archives